Fale com a Nutricionista

|||

como-fazer-arroz-Integral

Ah, o arroz integral. Esse injustiçado social, coitado! Tão bom pra saúde mas, por causa do hábito de consumirmos o arroz branco e, principalmente (acredito eu), pela forma diferenciada que ele é preparado, acabou levando a fama que não lhe cabe: de não ser gostoso. Mas onde já se viu?

Cada um tem suas vantagens de sabor e utilização na culinária. O importante é que o arroz integral traz muito mais benefícios para a saúde. Estima-se que no processo de polimento do arroz para que ele fique branquinho há uma perda de 75% em nutrientes. Triste, né?

Veja como é fácil fazer arroz integral

Mas então vamos algumas dicas básicas para preparar o arroz integral. O primeiro passo é deixar o arroz integral de molho entre 6 a 8 horas mas, se se esquecer, qualquer horinha tá valendo….

Como assim de molho?
No blog da querida Pat Feldman, ela explica detalhadamente porque deixar grãos e sementes de molho antes de consumi-los nesse link aqui. Mas, resumidamente, nas palavras de Pat, claro seria pelos motivos abaixo:

“Deixar de molho permite que enzimas, lactobacilos e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de 7 horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido com soro de iogurte ou gotinhas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.

Deixar de olho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispões a produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B”.

Ao contrário do branco, o arroz integral NÃO DEVE SER REFOGADO. Esse procedimento serve para SELAR OS GRÃOS, ou seja, evitar que o amido saia e ele vire papa. Mas como o integral ainda possui a película protetora, isso não se faz necessário, ao contrário, faz com que ele não cozinhe nunca. Agora você pensou: “Ah, então é por isso?”. Hehehe… Eu sei, pois também pensei quando descobri.

Fazer arroz integral, é muito simples: refoga a cebola e o alho normalmente e acrescenta A ÁGUA COM TEMPEROS (ervas, sal) E SÓ DEPOIS O ARROZ. Assim ele cozinha mais rápido.

Veja o passo a passo da receita de arroz integral aqui.

77 Comentários

  1. Camila diz:

    Adorei …… Ja tinha ouvido falar…. Mas agora fiquei interessada!!!q bjoks

  2. Luiza diz:

    Seu blog é muuuuuuito muuuito bom! As receitas são ótimas, as dicas melhores ainda…
    Agora eu vou ver se consigo encarar o arroz integral já que aprendi a fazer só hoje…hehehe
    Beijos e parabéns!

  3. Leonardo Rodrigues diz:

    Carol, uma vez vi uma dica, usei na época e deu super certo !! O arroz integral demora mais pra ficar pronto que o arroz ‘normal’ (agulhinha ou até mesmo o parboilizado) e, pra quem gosta dele bem macio, ele realmente demora mais. Mas pra isso, vale usar panela de pressão !! Lembro que usei mais água, tipo 3:1 ou 4:1, confesso que não me recordo. Mas acelera BASTANTE o processo e, pra quem não gosta do arroz integral porque ele é mais ‘durinho’, é uma ótima dica !

  4. Lele diz:

    Carol
    Eu coloco o arroz depois que a agua estiver fervendo ou logo em seguida que coloquei a agua?
    Obrigada..bjs

  5. Renata diz:

    Carol, gostaria de saber sua opinião sobre suco de laranja ? E adoçantes tipo agave, stevia… @ também o que acha do mel ?

  6. Karoline Miranda diz:

    Depois que o marido começou a dieta, só compramos arroz integral.

  7. JAcq diz:

    Carol… amei esse post…cheguei em ksa ontem e fiz arroz integral…coloquei varios temperinhos igual vc indicou ai…resultado: CÉU!!!! rsrsrsr
    nunca tinha feito com outros temperos alem do sal e alho…
    bjussss

  8. [...] com aquele arroz integral que dei a receita ontem, no caldo dos temperos coloquei curry e açafrão da [...]

  9. Vanessa maciel diz:

    Amiga,adoro arroz integral,mas não tinha idéia de como preparar…vou tentar…bjocas.

  10. Sara Albuquerque diz:

    Oi Carol… primeiro eu queria dar os parabéns pelo blog. Estou acompanhando seus posts e pela primeira vez, achei dicas realistas sobre nutrição, que envolve nossas dificuldades do dia a dia com alimentação saudável.
    Bom, eu sempre preferi arroz integral ao branco, agora, eu tenho encontrado bastante no supermercado massas de macarrão integral. Essa massa também é mais saudável que a massa convencional?
    Abraço…

  11. maria de fatima diz:

    obrigado, vc poderia me dizer se ele é aconselhavel na dieta?

  12. Cyntia Aguiar diz:

    Carol, estou adorando seu site, sempre dicas muito boas!!
    Gostaria de saber se você indica alguma marca específica de arroz integral. Eu vejo muito no mercado marcas como uncle’s ben, mas não sei se é boa. Se puder me indicar algumas marcas, eu agradeço!!

  13. Jenifer diz:

    Eu realmente pensei: ““Ah, então é por isso”…hehehehehe Nossa, quando fiz demorou séculos para cozinhar!!! Você salvou minha vida :))

  14. simoninha diz:

    oi carol poderia me dizer alguns dos benefícios que diferencia o arroz integral do arroz branco!obrigado aguardo respostas bjos.

  15. Lorena diz:

    Oi Carol! Você joga a água que ficou no molho de um dia para o outro fora ou utiliza a mesma água no cozimento? Minha dúvida é se ele perde as propriedades na água ou não…obrigada, beijos!

  16. Thaynara Moreira diz:

    Carol, tem previsão pra oficina detox em brasília? beijos!!

  17. Claudini Mazza diz:

    Olá Carol!

    Você coloca azeite de oliva extra virgem para refogar o alho e a cebola? E o “caldo”… é tipo um caldo para risoto onde vc ferve ervas, cenoura, alho com casca, alecrim… e afins? Ou somente água, sal e ervas mesmo????

    Bjokas! ;)

  18. Porque ele ficou com esse aspecto de risoto? Vc coloca caldo de galinha na água?

  19. WANIA diz:

    MENTIRAAAAAAAAAAA!!!
    kkkkkk…começei a comprar arroz integral esta semana e a cada dia estou refogando mais para ver se fica mais macio como o branco…kkkkkk…nunca iria conseguir. Muito obrigada pela dica!

    • osvaldina coelho de sousa diz:

      você refoga no azeite de oliva a cebola e alho e depois coloca a agua(2 xicaras para 1 de arroz) em seguida coloca logo o arroz na agua sem ferver, que seu arroz fica cozido e soltinho eu faço assim. uma delicia…..

  20. Ana Carolina Cachoni diz:

    Oi Carol,
    Tenho uma dúvida… refogo o alho, cebola e o legume que quiser, adiciono o arroz e a água na sequência, ou espero a água ferver?
    Bjs e obrigada,

  21. Carlos Eduardo diz:

    O arroz não perde os nutrientes depois de ficar na água de uma dia para o outro?

  22. elisandra farias brustolin diz:

    gostaria de saber quais acompanhantes para comer com arroz integral

  23. Selva Gonzalez diz:

    Carol, boa noite!
    Houve um acidente comigo e infelizmente por causa de uma medicação, fiquei diabética do dia pra noite. Se puder me ajudar me dando dicas de como cozinhar para diabéticos…
    Obrigada
    Bjs

    • Olá Selva,
      além de orientação personalizada de perto por um profissional capacitado, a culinária para o diabético deve ser o mais simples e cheia de fibras possivel, atraves de alimentos de verdade, integrais, assim como para todo mundo. bjos

  24. Cle diz:

    Pra que refogar??? Lá em casa arroz sempre foi feito na água e sal, inclusive o arroz integral e eu digo uma coisa: MIL VEZES MELHOR Q O BRANCO. <3

  25. pedro aquino diz:

    Quando eu cozinhar o arroz, é para deixar a panela tampada ou destampada?

    Obrigado

    • Olá, Pedro!
      Isso vai depender do arroz, da panela e do fogão, né? Uma dica legal é, quando ainda restar um pouquinho de água, desligar o fogo, abafar com um pano de prato e depois tampar. Assim ele termina de cozinhar e fica soltinho.
      Beijos!

  26. patricia kelly diz:

    OLA CAROL TUDO BEM? ESTOU DE DIETA MAIS TROQUEI O ARROZ INTEGRAL PELO ARROZ ORGANICO, SERA QUE FIZ UMA BOA TROCA

  27. Rselene diz:

    Oi gente, o arroz integral também pode ser cozido nessas panelas eletricas de arroz,é mais fácil pois não precisa ficar tomando conta,mas lembre de colocar mais água do que no arroz branco.

  28. Simoni Urbano diz:

    Olá Carol!
    Primeiramente, parabéns pelo site. Tem sempre dicas ótimas, que aproveito em meu dia a dia.
    Tenho uma dica sobre o arroz integral. Sempre tento aliar praticidade ao auto cuidado alimentar, e com isso, acabo fazendo muitas comidinhas saudáveis e congelando para o dia a dia. Em uma dessas, acabei descobrindo uma técnica para cozinhar arroz integral de forma bem rapidinha, e ele fica super cozidinho (sim pode virar papa, se não tomar cuidado). Eu o deixo de molho (não por tantas horas, valeu a dica) e depois refogo com alho e pimenta de cheiro, normal, e congelo em pequenas porções, só refogado. Depois de congelado, jogo em água quente, da mesma forma que cozinhamos macarrão (proporção de água 2X1, como no arroz branco). Em 20 minutinhos fica pronto, e SUPER MACIO! =) Comecei a fazer isso para não ter o trabalho de descascar alho toda vez que queria arroz fresquinho, mas acabei descobrindo que acelera a cocção. Vou tirar um tempinho para estudar a explicação bioquímica do fenômeno, mas desde já fica a dica!^^

  29. Vanessa Alves Piper diz:

    Oi Carol,

    Olha só, normalmente uso o arroz parbolizado em casa e faço no micro-ondas (naquela panela especial para micro), é só apertar tecla arroz e número de xícaras e fica bem bom…e é muitooo prático. Gostaria de saber se posso usar a mesma técnica para o arroz integral?

  30. Aline diz:

    Adorei o blog! Acabei de descobrí-lo rsrsrs
    Carol, amo arroz integral, mas também amo macarrão integral, vc poderia me dizer qual dos dois é melhor para a dieta? Obrigada e beijos

  31. Eci alves Meira diz:

    Puxa vida! Sempre refoguei rsrs, ficava horrível. agora aprendi vou fazer o próximo assim como ensinou, obrigada!

  32. RÚBIA diz:

    Oi Carol, que prazer em conhecer seu blog. Estou precisando da sua ajuda através dos seus conhecimentos, eu tenho a doença rins policísticos e devido este fato minha alimentação é diferenciada de certa forma. Gostaria de receitas possíveis e deliciosas. Bjs

  33. Patrícia diz:

    Oi, Carol
    Descobri seu blog esta semana e estou amando as receitass. Ainda não pude testar nenhuma, mas já estou separando algumas.
    Um tempo atrás quase havia desistido do arroz integral por conta da dificuldade de preparar e a estranheza ao paladar. Mas depois que me acostumei e da dica de deixar de molho (que li na embalagem de uma das marcas), minha relação com ele melhorou muito e não vivo sem!!
    Bjs.

  34. Wilker Matos diz:

    Ola, tenho uma duvida, tem pessoas que, mesmo no arroz branco, depois de cozido, lavam o arroz, talvez para retirar o excesso do amido, ja fiz e nao altera tanto o sabor, porem me precupa em relaçao aos nutrientes, se se perdem ou nao. Algo a respeito?

  35. Nannah Andrade diz:

    Adorei a dica, vou testar agora mesmo! Como futura nutricionista estou tentando fazer o pessoal da familia aceitar coisas mais saudáveis que antes eram rotuladas como “ruins”, mas apenas pelo fato de ser diferente. Além disso, minha sogra é diabética e o médico dela indicou que ela consumisse o arroz integral, mas ela não gosta, acha ele duro e com gosto ruim, mas lendo o post descobri que é porque ela prepara errado (ela refoga o arroz como fazemos com o arroz polido, e não deixa ele de molho antes) mas vou testar a receita hoje, quem sabe com sorte eu a convença que arroz integral não é tão ruim como ela pensa.
    Obrigada pela dica!

  36. Edna Almeida diz:

    Poxa Carol, acabei de colocar o meu de molho, sempre desanimava para fazer o arroz, se der certo, vai ser uma maravilha, mudança de hábito geral.

  37. Francielle diz:

    Adorei a dicaa!! Mas não sei se pelo tempo seco daqui da minha cidade, fui fazer e comecei pelos procedimentos que aconselhou..
    Coloquei em um pote de agua, espremi meio limao e deixei. Passadas as 8 horas, fui ver e pra minha surpresa, estava com o mesmo aspecto de qnd acabo de tirar da panela.
    Onde foi que eu errei?
    Jurava que ainda ia lavar ele em agua corrente pra depois levar à panela pro preparo.
    O que faço?

  38. Vera diz:

    Surgiu uma dúvida hj com 2 amigas. Estao surgindo muitas marcas de arroz integral no mercado. Basta estar escrito integral e confiar no produto. Por ex. a minha amiga comprou a marca Tio Joao (integral) e ela disse que acha que não tem as mesmas características de outro produto Mãe Terra que ela costumava comprar. Qual tem mais nutrientes. Eu tbem fiquei na dúvida. Gostaria que vc. tirasse essa dúvida. Obrigada.

    • Olá Vera, arroz integral por definição costuma ser igual, claro que como outros produtos podemos ter variação. É importante comprar de marcas confiáveis, mas acredito que as diferenças com relação aos nutrientes não são tão significativos assim. bjinhos

  39. Graça Sena diz:

    Olá Carol, para aprender a fazer o arroz foi preciso usar a net, é, infelizmente não sei cozinhar e preciso fazer uma dieta pois meu colesterol LDL estar muito alto 270 , e gostaria que se possível vc pudesse me orientasse me enviando algumas dicas de alimentação. Obrigada pela atenção.

  40. Katia Regina L Pereira diz:

    Olá para todos…eu amo arroz integral, mas nunca tinha ouvido falar sobre colocar de molho, vou passar a colocar pra ver, eu quase não comia pq não acertava fazer, até que pesquisei e aprendi a fazer em panela de pressão e agora faço sempre fica muito bom.

    Colocar o dobro de água da quantidade de arroz, temperar e após a panela começar a chiar contar mais ou menos 15 minutinhos e já estará pronto, se quiser pode deixar até mais um pouquinho depende do gosto.

  41. Anderson da Silva Oliveira diz:

    Boa tarde, Carol!

    Adorei o seu post! Sempre tive curiosidade sobre como fazer corretamente o arroz integral. Gosto muito dele porém, na maioria das vezes em que o como na rua, ele está muito seco e sem graça, geralmente, também, dou uma incrementada, em casa, com legumes ou folhas diversas,

  42. Cristiane diz:

    Comprei o arroz hoje e vou fazer amanhã, estou começando a mudar meus hábitos alimentares! Gostei do seu post!

  43. Regina Dias diz:

    O link para a receita do peixe assado está quebrada. Pode repostar, por favor? Grata.

  44. Iza diz:

    Oi Carol!! Acabei de descobrir seu site e estou amando!! Não sabia que deveria deixar o arroz de molho e hoje mesmo o farei!! Mas tenho uma dúvida: se cozinhar legumes e verduras juntamente com o arroz integral, perco os nutrientes dos vegetais? Tenho feito isso pois é a forma que encontrei de meu filho de 3 anos comer mais verduras e legumes… Obrigada pelas dicas!! beijos

    • Oi Iza, é sem dúvida uma ótima forma de agregar mais nutrientes ao arroz. Vc vai perder alguns nutrientes e deixar outros mais disponíveis. Mas vale a pena sim. Tente trabalhar de outras formas os vegetais para tentar agregar todos os nutrientes, especialmente aqueles que são melhor aproveitados crus. bjooo Carol

  45. Ana Carolina diz:

    Oi Carol eu queria saber se depois do molho preciso lavar o arroz ….

  46. Jaqueline diz:

    Carol, muito obrigada pelas dicas, realmente sofria um pouco com o tempo do cozimento do arroz, mais hoje mesmo vou colocar suas dicas em prática.
    Bjos :)

  47. Jessica diz:

    Adorei o blog, as dicas e receitinhas! Parabéns e continue nos ajudando hehe O arroz integral ficou otimo assim, super aprovado! :D

Deixe uma resposta


Política de Privacidade 2013 - Todos os direitos reservados © Fale com a nutricionista por Carol Morais