Fale com a Nutricionista

|||

gelatina faz bem ou faz mal

De que é feita a gelatina?

“…substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se pode obter FERVENDO certos produtos ANIMAIS, como OSSOS E PELE…”

É assim que se faz a gelatina, aquele pózinho que depois de misturado com água quente e gelada se transforma em doce (?) com gosto de ROSA, VERMELHO, AMARELO ou VERDE, assim como aqueles sucos em pó de saquinho, porque se em algum dia pretenderam fazer desses sabores algo parecido com alguma fruta, passaram longe, bem longe…

Mas voltando a gelatina, essa queridinha de 11 entre 10 “receitas de dieta de revista”, para enganar a fome (affe, pra começar que fome não se engana e ponto final, mas isso é tema pra outro dia de conversa).

“Lanche da manhã-> gelatina, lanche da tarde-> gelatina, sobremesa-> gelatina”. Resultado? Você colocando pra dentro uma proteína animal (difícil digestibilidade e potencial alergênica) de origem e processamento duvidosos, carregados de corantes, adoçantes e outros aditivos que vão trazer qual vantagem mesmo? Encher a barriga? Ah! Me economizem. Chega dessa palhaçada colorida chamada gelatina. Um pouco mais de dignidade, por favor. #comidadeverdade

Qual a razão de se comer algo que traz um monte de malefícios?

Justificam a utilização dela como sendo prática e saborosa. Oi? Prática? Ferve a água, esfria a água, reza 5 ave marias pra ela dissolver por completo… Com relação ao sabor eu não vou nem comentar, porque você sabe né? Gosto não se discute… Apesar que outro dia vi que agora tem até gelatina azul, fiquei imaginando o gosto e só me veio uma coisa na cabeça -> Césio.

Pois é esses sabores e cores, são bem perigosos, já que funcionam como toxinas dentro do nosso corpo, e essas quando não biotransformadas (longo processo realizado pelo fígado que consiste em transformar substâncias lipossolúveis potencialmente tóxicas em hidrossolúveis para serem eliminadas), vão se alojar, por segurança, no tecido adiposo, esse lindo (?) tecido  que hoje já sabemos é ativo, tem caráter metabólico, endócrino e inflamatório, favorecendo o desenvolvimento da obesidade.

Gelatina faz mal e ponto final

Aí você queridinha (o) que acha bonitinho (geração Bocão Royal certeza) seu filhinho, filhinha ou sobrinho comer essa coisa “geme geme” colorida, fique sabendo que tipo de metabolismo se constrói com gelatina.

Gelatina deveria entrar no hall de bobagens, definitivamente. Precisa falar ainda sobre o açúcar? Ou pior, sobre os adoçantes artificiais (cicuta nossa de cada dia), que tem (entre outras coisas) a capacidade de aumentar o número de receptores intestinais de GLICOSE, a fome, a obesidade… Pois é… Os adoçantes…

“Nossa dotora mas gelatina é rica em colágeno que deixa a nossa pele bonita e não tem calorias, nem gorduras.” Se pudesse eu desenhava, mas meus talentos (ainda) são limitados. Mas vou tentar esclarecer em 3 tópicos para você esquecer a gelatina:

1. O colágeno ingerido, não necessariamente será aproveitado como tal, já que ele será transformado em aminoácidos para poder ser absorvido no intestino. O ideal é cuidar das fontes de aminoácidos (proteínas) e também dos outros precursores envolvidos na formação do colágeno, como o silício, por exemplo.

 2. Não ter caloria, não significa que o nosso corpo vai entender assim, o nosso corpo não é e não funciona como uma caixa registradora, são milhões de reações BIOQUÍMICAS COMPLEXAS envolvidas na produção ou utilização de “calorias”  e consequentemente engordar ou emagrecer não é simplesmente um jogo de contar calorias, e sim, fundamentalmente, essencialmente e principalmente CONTAR NUTRIENTES, que é o que realmente manda no nosso organismo…

3. Um alimento ser pobre em gordura, não faz dele em momento algum um alimento saudável. Ao contrário, A GORDURA É ESSENCIAL E INDISPENSÁVEL AO FUNCIONAMENTO ADEQUADO DO ORGANISMO (coloquei em caixa alta que é pra ver se o mundo para com essa “gracinha” de brigar com as gorduras). Obviamente que o que faz a diferença é a qualidade dessa gordura.

E se depois disso tudo você quiser comer gelatina ou pior dar pras crianças porque os pobrezinhos já APRENDERAM a achar gostoso. Pode ficar tranquilo (a) existe uma opção legal, de origem vegetal e que pode ser sim, saudável, ajudando até no funcionamento intestinal. Se chama AGAR-AGAR, e é a base de polissacarídeos (carboidratos) obtido das algas e funciona também como fibra.

Dizem que para nos recordarmos das propriedades da alga agar-agar, bastava pôr-lhe um “c” atrás. É Fibra minha gente, ou seja, regula o intestino, que maravilha!

Você mistura com suco de frutas (de verdade com gosto e tudo mais). E substitui lindamente aquela “coisa que vem dos bichinhos fervidos por horas” e ainda faz bem pra sua saúde.

Geme geme uhu… Geme geme ahhh!!!

gelatina-1-corrigido2-1024x678

P.S. Foto do filme Cinema Paradiso. Totó aprendendo qual o lado correto de colocar o filme, sim a gelatina também já esteve lá. Da série: Carol também é cultura. ;)

Leia também » Alimentos não saudáveis

48 Comentários

  1. Alice diz:

    Amei esse post! parabéns! Parece que to ouvindo você falar! A gente lê e tem a impressão de estar te ouvindo, tão gostosa é a leitura. Adorei a dica, a informação, tudo!!! Super beijo, querida!!!

  2. Michelle diz:

    adorei a dica… vi agar-agar no mercado… comprei… mas não sabia que ele é bem melhor que a gelatina.. VALEUU =]

  3. Amanda diz:

    Adorei seu blog Carol!Em breve te mando meus dados.Minha vida anda um agito só rs Beijinhus

  4. Ana Flávia diz:

    Adorei o blog! Serei fiel leitora! Onde vc costuma encontrar agar-agar aqui em Goiânia? bjos =*

  5. Olá Carol,

    Simplesmente AMEI seu Blog! Principalmente a forma como colocou falou da gelatina. Parabéns!

  6. keliane diz:

    Que medo, minhas filhas amam gelatina e não comem pouco não, vou abolir essas caixinhas da minha compra.
    O que é uma pessoa sem informação, fiquei chocada.
    bjuss

  7. Amanda diz:

    Odeio gelatina! Ainda bem q eu li este post e fiquei sabendo que não presta mesmo!!! Minha mãe sempre quis me enfiar gelatina…

  8. Clarissa diz:

    Oi Carol, parabéns pelo blog, vim parar aqui pela indicação da Lalá Noleto. Vc é super bem humorada, adorei! Fiquei impressionada com as informações negativas sobre a gelatina e curiosa sobre um comentário que fez sobre os adoçantes: cicuta (hãn??????!!). Poderia fazer um post sobre eles, sei que a sucralose é mais indicada do que os outros, mas ela faz mal tbm? Quem substitui o açúcar por ela apenas por questões de peso está fazendo mal? Bjok

    • Olá Clarissa, adoçante não faz bem mesmo… A sucralose ainda é uma das mais indicadas, mas tb tem algumas restrições quanto ao uso, por exemplo para quem tiver problema de tireóide. Adorei a idéia do post. Obrigada. Bjos

      • Carolina diz:

        Oi Carol,
        Eu tenho hipotiroidismo e uso zero-cal mas estou tentando mudar para a sucralose. Só qie li aqui nos coments que não é bo…vc poderia me explicar o porquê? Fiquei meio preocupada.
        Obrigada,

  9. Suzana diz:

    Dra Carol,

    Tomo suco Clight nos intervalos do trabalho, assim evito café e outras guloseimas. Faço mal? Os adoçantes do Clight leva ao ganho de peso? Eleva o nível do açúcar sanguíneo?

    Obrigada

    • Olá Suzana,
      o ideal no intervalo das refeições é tomar água e no horário dos lanches consumir alimentos como frutas e castanhas. O ganho de peso não pode ser relacionado a um produto alimenticio apenas. É uma série de fatores que levam ao ganho de peso, assim como ao emagrecimento. Prefira sempre alimentos, ao invés de produtos alimentícios. Obrigada. Carol

  10. fabi diz:

    acabo de conhecer o blog, e a blogueira me ganhou com esse texto! parabéns

  11. Ana Paula diz:

    Carol,

    Tem alguma restrição ao tomar aqueles “saches” de colágeno com vitamina E diluídos com água?

  12. Laninha diz:

    Sério, eu jurava que gelatina era boa para saúde, minha tia toma até dissolvida em água (igual suco).
    Muito bom, essa matéria, vou indica-lá a minhas amigas, eu estou tentando emagrecer, e criei um blog onde todas tem esse mesmo objetivo.
    Bom saber que a gelatina, não é a minha aliada na perda de peso.

    Obrigada pelas dicas.

    Atenciosamente Weslaine

  13. [...] e provocar ataque de asma? comprou um iogurte natural desnatado  e viu nos componentes  “gelatina” , que se obtém fervendo certos restos de produtos animas como ossos e pele ?  deixou de [...]

  14. maria jose das graças caramori diz:

    Olá Doutora,

    Sou pesquisadora de nutrição e uso a gelatina caseira extraida de pés de frango há anos e sua publicação me deixou preocupadissima. É a primeira vez que vejo algo assim, inclusive no blog “come-se” uma colega sua ensina a fazer o internacional manjar branco! Gostaria de saber dados tecnicos do uso da gelatina de pés de frango! E claro,não uso corantes, embora de forma caseira podemos obter varias colorações apetitosas, mas não faço porque tenho que incentivar o menos possível minha fome! Mas gostaria de saber quais alimentos poderiam incentivar a produção de colageno, na sua opinião.grata

    • Olá Maria José a gelatina sem corantes e conservantes não é tão ruim. Porém também, não garante a produção de colágeno, que além dos aminoácidos envolvidos na sua construção, depende de outros nutrientes e condições envolvidos em sua síntese. Como por exemplo o silício. Este pode ser encontrado no chá de cavalinha. Entao de maneira geral eu acredito que para uma boa produção de colágeno endógeno é importante, além de um organismo saudável, o consumo de todos os nutrientes envolvidos. Muito obrigada pela contribuição. Um bjo Carol

  15. Priscila diz:

    Oi Carol,

    Gostaria de saber a respeito da geléia de mocotó…ela é ruim como a gelatina ou é mais saudável
    Abçs
    Priscila

    • Priscila,
      eu não costumo prescrever a geléia de mocotó porque acredito que tem fontes mais interessantes de proteína, e principalmente porque normalmente ela é adicionada de muito açúcar. Mas ela pode ser uma opção interessante e prática para alguns atletas em algumas situações específicas. bjos Carol

  16. Raquel diz:

    Oi Carol, tudo bem? E sobre o agar agar, vc tem alguma receita? Como usa-lo? Obrigada.
    Bjs

  17. LIVIA diz:

    Adorei estas informações sobre a gelatina que eu achava tão inocente. Eu estou besta! Você acredita que a minha irmã estava doente do intestino, evacuando líquido varias vezes por dia.Consultou um medico e ele disse que ela estava com infecção intestinal, e recomendou que ela comesse gelatina. Não me pergunte porque.
    Carol, obrigada pelas dicas. Não quero mais saber de gelatina.

  18. andrea costa diz:

    Oi carol,

    Me preocupo muito com a alimentação do meu filho de 2 anos. Foi assim q achei seu excelente site! Normalmente, sempre q encontro, só utilizo produtos organicos em sua alimentação. Quando começou a comer gelatina eu fui ler os ingredientes, daí fiquei revoltada pq eles colocam adoçante em um alimento muiiito usado por crianças. Fui reclamar com os fabricantes via web e disseram q seguem a orientacao da SBP q era para diminuir o consumo de açucar e a obesidade infantil. Questionei a SBP a indicacao do adocante em produtos infantis e nunca me responderam… rsrsrs. Meu filho não tem nenhum problema com o peso mas algumas maes deveriam ser interditadas pois dao alimentos altamente caloricos e nada nutritivos as crianças (sorvete, refrigerante, batata frita, etc). Ante a minha reclamação a oetker me respondeu que tem a Minha Gelatina (um pouco mais cara) mas é produzida com corantes naturais (polpa de cenoura, beterraba e a fruta do sabor) e com açucar organico. Sem conservantes. Vc poderia dar uma olhada nos ingredientes e me dizer se ela ainda assim faz mal? É q meu filho adooora gelatina e eu faço quase todos os dias. O pediatra disse q nao tem problema mas ele nao liga pra alimentaçao organica, diz q é uma opção dos pais…

    Aguardo seu comentário.
    Obrigada,
    Andréa

    • Olá Andréa, entrei no site mas não consegui ver a composição completa dos ingredientes. Se vc puder entrar em contato com eles para sabermos direitinho. Obrigada, bjinhos Carol

      • andrea costa diz:

        Oi Carol,

        Obrigada pela resposta. Vou te descrever os ingredientes que estão na caixa da de abacaxi q tenho aqui:

        Açúcar orgânico, gelatina, polpa de abacaxi, polpa de cenoura, vitaminas A, D, B1, B2, B6, Ferro, Zinco, Reguladores de Acidez Ácido Fumárico e citrato de sódio, aromatizante e corantes naturais cúrcuma e urucum.

        Aguardo seus comentários.
        Obrigada,
        Andréa

  19. andrea costa diz:

    Oi Carol, estou repetindo sua msg pq nao consegui localizar sua resposta…

    Obrigada pela resposta. Vou te descrever os ingredientes que estão na caixa da de abacaxi q tenho aqui:
    Açúcar orgânico, gelatina, polpa de abacaxi, polpa de cenoura, vitaminas A, D, B1, B2, B6, Ferro, Zinco, Reguladores de Acidez Ácido Fumárico e citrato de sódio, aromatizante e corantes naturais cúrcuma e urucum.
    Aguardo seus comentários.
    Obrigada,
    Andréa

  20. Olá, eu acho que a gelatina tem coisa ruins, mas tb boa…gosto do sabor e continuarei usando…e tb darei aos meus filhos até me convencer de que realmente não é totalmente saudável, assim como acredito que a salsicha e frituras não são indicadas para uma alimentação saudável…e mesmo assim ainda como e dou aos meus filhos com a devida moderação…pesquisarei mais sobre gelatina…obrigada por compartilhar preciosas informações de seu conhecimento.

  21. Angélica Ferreira diz:

    Adorei esse post, acabei de descobrir seu blog pq estou fazendo uma pesquisa sobre a gelatina… e sem querer vi um post exatamente igual ao seu nesse link aqui: http://www.ecologiamedica.net/2011/09/gelatina-por-que-faz-mal.html Acho que copiaram de vc…

    Parabéns pelo blog!!!

    • Olá Angélica, que bom que gostou do post. Esse post que vc cita é do blog do meu amigo querido o médico Frederico Lobo, ele pediu minha autorização para publicar e cita a fonte no final. ;) Mas de qualquer forma, muito obrigada pelo carinho. bjinhos, Carol

  22. Marcia Araujo diz:

    Boa dia Carol, gostaria de saber quais são os benefícios do colágeno extraído do pé de galinha? Obrigada pela atenção.

  23. Priscila diz:

    Posso dar agar agar para um bebê de 11 meses?

  24. Pietra diz:

    Olá, Carol. Sobre a gelatina sem sabor, você desaprova ela? E mais, para obtenção da gelatina é colocado algum produto químico ou ela é feita de forma mais natural?

  25. Lorena diz:

    meu mundo caiu

    • Ohhhh :( Mas antes tarde do que mais tarde! Mas há muitas opções saudáveis e naturalmente coloridas para você adotar na sua vida :)
      Diga adeus à gelatina sem culpa! Ela tem cara de boazinha… mas não é flor que se cheire!

  26. Vanda S. Ferreira diz:

    Adorei a matéria e o blog, vou acompanhar. Sucesso!!

  27. Priscila Honorati diz:

    Carolina Morais,
    Sinto muito, mas foi uma das coisas mais bizarras que eu já li sobre gelatina. O seu post tem base científica? Com base no que vc escreve essas coisas?

    Gelatina não faz mal não… Se estamos falando de corantes, do edulcoraste (substância que substitui o dulçor do açúcar) aí é outra coisa… aí vc também deve deixar de comer TUDO que contenha corantes e edulcorastes. Já pensou no quanto vc come isso por dia em outros produtos?
    Voltando a gelatina… ela é feita a partir do colágeno (proteína), composta no organismo de muitos animais incluindo o nosso! Ela é de extrema importância para nós principalmente nós mulheres já que atua na preservação dos tecidos, pele, cartilagens…. Tem até barrinha de colágeno no supermercado hoje em dia ! A gelatina é a principal fonte de colágeno gente! Não faz mal não…
    Além disso, a gelatina tem um papel industrial nos alimentos… Creme de leite, cream cheese, sopas molhos, gomas… muitos alimentos levam a gelatina durante o processo industrial; a gelatina age como emulsificante, estabilizante e cria corpo nesses produtos…
    Esse post é aquele que cria falsos mitos na vida das pessoas…
    Priscila H
    Engenheira de Alimentos

    • Priscila, respeito a sua opinião e entendo que os produtos alimentícios são importantes para a sua profissão. Mas eu sou nutricionista, e os meus princípios seguem sempre a comida natural, integral e de verdade! Quanto mais alimentos de verdade e e menos produtos alimentícios, melhor. E sobre isso que falo no meu blog ;) Bjs

  28. Priscila Honorati diz:

    *** edulcorantes

Deixe uma resposta


Política de Privacidade 2011 - Todos os direitos reservados © Fale com a nutricionista por Carol Morais