Fale com a Nutricionista

|||

para-que-serve-chia

A Chia, ou Sálvia Hispânica, é uma planta originária da região andina do México e da Guatemala, com sementes ovais e pequenas de coloração variada (preta, marrom escura, branca ou cinza). Reza a lenda que os guerreiros Maias consumiam apenas um punhado de semente de chia e guerreavam por dois dias – por essa razão o nome chia, que significa força. Eles valorizavam tanto essas sementes que a utilizavam também como moeda.

Benefícios da semente de chia

A chia maravilha é boa fonte de ômega 3, antioxidantes, fibras, aminoácidos e proteína. A semente de chia tem uma excelente atuação no estômago. Parecida com as mucilagens, a chia promove uma conversão mais lenta de carboidratos em açúcar. Assim ela pode ser utilizada no auxílio do controle da glicemia sanguínea. Um estudo canadense evidenciou um auxílio na manutenção de um bom controle glicêmico e lipídico em pacientes portadores de diabetes tipo 2.

A chia possui ainda boa concentração de minerais e vitaminas. Diante de todas essas vantagens, esse alimento pode ser visto como mais um coadjuvante na busca pela saúde e não como redentor e único responsável por um bom estado de saúde. Afinal, saúde é um estado dependente de vários fatores. No dia a dia, uso nos meus sucos verdes, em alternativa à linhaça.

Como usar a chia

A chia deve ser hidratada de um dia para o outro, em água filtrada. Recomendo a quantidade de 1 colher (sopa) da semente para 1/2 xícara (chá) de água filtrada, todos os dias.

A chia não deve ser nem triturada e nem mastigada. Ela deve ser hidratada. Isso faz com que os nutrientes possam ser melhor aproveitados pelo nosso corpo.

Depois de hidratada, de um dia para o outro, surge uma gosma branca que é pura saúde! É isso que deve ser consumido. O poder da chia está neste estado ;)

chia-hidratada

Beijos,
Carol!

Leia também » Para que serve o gergelim

74 Comentários

  1. thaís carvalho diz:

    Oi Carol, parabéns pelo seu trabalho! Suas dicas são uma delícia, literalmente … rs . Sigo seu blog e twiter, adoro !!! Uso a linhaça dariamente no suco e gostaria de saber se a chia é uma opção melhor.
    Um abraço ,
    Thaís

  2. Maiara diz:

    Olá, Carol!

    Tenho uma dúvida quanto a chia: normalmente eu a hidrato com suco integral de uva por 10 minutos. Vc acha que é pouco tempo?

    Parabéns pelo blog!
    Beijinho

  3. ana beatriz oliveira lima diz:

    Adorei esse blog. Gosto muito de alimentação e saúde! Uma dúvida: faço o suco verde regularmente, mas, sempre alterno a fruta(maça, laranja, limão, abacaxi, morango, uva, etc) e as folhagens(hortelã, couve, salsinha, espinafre) e a raiz(gengibre, beterraba, cenoura), há algum problema misturar esses alimentos?

  4. fracineide sheila diz:

    quero saber se a chia emagrecer

    • Olá Fracineide, nenhum alimento, isoladamente, tem o “poder” de emagrecer. O emagrecimento envolver vários fatores, e principalmente descobrir o que está errado no seu corpo ou estilo de vida. bjinhos Carol

  5. iuly diz:

    Oii! Sempre acompanho o blog e adoro as dicas! Gostaria de saber se eu posso engolir as sementes de chia direto, sem precisar deixar na agua, os beneficios serão os mesmo? beijoss

  6. Alice Torres diz:

    E as sementes de chia triturada (tipo em pó)? Elas não devem ser consumidas assim? OU elas continuam tendo algum benefício – mesmo sabendo que o benefício maior seria com as sementes hidratadas?

    Eu tomo todo dia de manhã uma misturinha que eu adoro: banana, iogurte de soja, chia triturada, linhaça dourada triturada e uma colher pequena de uvas passas!

    Antes eu fazia essa misturinha com farelo de aveia mas substituí pela chia e pela linhaça por achar que são melhores para a minha saúde. To errada?

  7. Manú Mamede diz:

    Carol, a farinha de semente de Chia tem o mesmo valor nutricional/propriedades que a semente? Se sim, teria que hidratá-la tbm?

    Beijos

  8. Paula diz:

    Oi, Carol!

    Eu tenho consumido as sementes de chia há 2 semanas. Mas eu engulo as sementes secas, com um copo d’água. E tomo mais um copo d’água depois.
    O que eu li em outros lugares é que consumida dessa forma ela ajuda na saciedade, pois só vai inchar dentro do estômago, aumentando de volume.
    Tu disseste que hidratar é importante para a absorção dos nutrientes, mas ela não hidrata de qualquer forma dentro do organismo?

    Obrigada pelas dicas ótimas! Cheguei aqui hj e já estou adorando o pouco que li!

  9. Valéria diz:

    Carol,

    parabéns pelo blog, eu conheci agora e estou adorando!
    Queria saber se posso usar a chia com legumes e fazer uma sopa.

    Obrigada,
    Valéria

  10. Kátia diz:

    Carol

    Eu Amooo suas dicas!!!
    Ler seu blog é como passar filtro solar logo cedo: Sagrado.
    Já faço uso da chia e adoro. Coloco sobre as frutas ou misturo no iogurte natural (que eu mesma faço em casa).
    Fiz na minha casa aquele Croutons de batata doce. Ficou perfeito. Todo munto amou. Comida gostosa e saudável.

    Beijo e obrigada por ser uma inspiração.

    Kátia
    Beijosss

  11. vanessa diz:

    Carol, Parabéns pelo blog amo e acompanho diariamente!
    Estou seguindo várias dicas suas!
    Comi a chia mtas vezes errado e só aqui que aprendi a hidrata-la (vc ja tinha ensinado antes).
    A linhaça vc tem recomenda que hidratemos antes de colocar no suco verde?
    Para ajudar a emagrecer, qual a fruta que mais recomenda para bater com a couve?
    bjos e obrigada!!!!!!

  12. ivana diz:

    Carol, gosto muito do seu blog, leio todos os dias. Queria saber se a polpa de clorofila substitui o suco da couve, pois nela já vem ao abacaxi a maça a hortelã e a clorofila, eu estou acrescentando o gengibre e mirtilo congelado e uma mistura de farinhas(aveia, chia, linhaça, amaranto e quinoa), ponho uma colher. beijos

    • Oi Ivana, a clorofila pode sim substituir a couve. Com relação as misturas e quantidades é realmente muito pessoal. Melhor procurar um nutricionista para te orientar de acordo com sua individualidade bioquímica. Bjinhos, Carol

  13. CARMEN YAMAKI diz:

    Peço-lhe ajuda em esclarecer-me.
    Li que é recomendado o uso da semente hidratada, mas como foi constatado que tenho diverticulos, fui instruida pelo médico a não consumir sementes. Assim, pensei em comprar a semente e triturá-la, mesmo que, eventualmente os efeitos venham a ser reduzidos.
    O que seria mais indicado no meu caso? Seria a semente triturada, farinha ou óleo?
    Grata e fico no aguardo.
    Carmen

    • Olá Carmen, no seu caso a farinha pode ser interessante, porém nunca terá os mesmos benefícios que a semente. Mas vc conseguir bons resultados mesmo sem utilizar as sementes. Existem outros alimentos ou a combinação deles, tão interessantes quanto. REcomendo procurar um nutricionista funcional. bjinhos Carol

  14. Vânia diz:

    Deixo hidratando de um dia para o outro e tomo com iogurte, no café da manhã, delícia!

    beijo

  15. marcia diz:

    Oi Carol! Venho pesquisando sobre a chia e muitos questionam a qualidade do seu omega-3, algo sobre a cadeia ser curta… Não sou vegetariana mas posso consumir chia como fonte de omega-3? Fico preocupada porque o verdadeiro salmão, o selvagem, é bem difícil de encontrar. Parabéns pelo site e pelo excelente trabalho de divulgação verdadeira alimentação saudável!

  16. Rogerio Costa diz:

    Bom dia, Carol. Primeiramente obrigado pelas informações que são muito úteis. Mas gostaria que me respondesse uma questão: Estou fazendo o uso da semente de chia há quatro dias misturada com aveia e leite. Mas logo no início, comecei a sentir um inchaço na região abdominal que realmente incomoda. Queria saber se é normal, ou se é só por um período, e se há algo que possa aliviar este inchaço. Obrigado. Abçs. Rogerio.

  17. LILIANE DE JESUS OLIVEIRA diz:

    Olá Carol!
    Comecei a usar a chia da forma que vc indicou: hidratada com água. Gostaria de saber si posso acrescentar a gosma um pouco de mel?
    Bjos!

  18. Andréia diz:

    Olá Carol,
    eu uso a chia hidratada no iogurte para me ajudar no funcionamento intestinal, mas fico na dúvida se devo engolir ou mastigar as sementes hidratadas.
    obrigada
    bjus

  19. Marina diz:

    Ola. Adorei a dica! Gostaria de saber se essa quantidade de 1 colher de sopa é por dia ou 3 vezes ao dia?? Sempre se consome a gosma toda?? Ou se fraciona? Fiquei meio perdida nisso, pois já vi recomendações de se consumir a chia, 1 colher de sopa, 3x ao dia 30 min antes das refeições…Grata.

  20. samires diz:

    Olá! ja faz uma semana que estou consumindo a semente de chia, mas estou consumindo dessa forma: pego uma colher de semente e mastigo com agua, gostaria de saber se posso continuar a consumir assim ou e melhor colocar para hidratar antes de consumir! obg desde já.

  21. Laysa diz:

    Ola Carol! eu tenho 10 anos
    e estou com colesterol alto e preciso emagrecer! queria saber se eu posso comer ( ou tomar ) essa semente chia??
    a mas uma duvida , a chia pode tomar so com agua? ou pode tomar com suco…
    Espero sua resposta rsrsrs
    Beijoos ♥

  22. Carliane Durans diz:

    Olá Carol,
    Gostaria de saber se tenho q consumir tda chia q hidratei, no caso: (1 colher de chia em 1\2 xícara de água) dividida em 2 tomadas? Ex: almoço e janta.
    Aguardo sua resposta, Obg. S2

  23. ivete diz:

    ola doutora ,eu tomo a chia batida com leite de soja e linhaça com flocos de aveia ,será que esta errado?por favor me ajude.

  24. Larissa Nascimento diz:

    Bom dia doutora!

    Gostaria de saber se posso consumir a chia antes e depois da academia pois estou de dieta.E queria saber qual a melhor forma de distribuir a semente durante o dia.Ah! e qual é a quantidade ideal pra quem quer emagrecer?

    Beijos!

  25. janete Aguiar diz:

    Olá ! Querida Carol estou muito acima do meu peso, comecei a tomar a chia a mais de um mês e ATÉ agora só perdi 2 dois quilos somente, estou fazendo dieta , diminui o doce e até o salgado, e até agora somente dois quilos . Será que o meu metabolismo é muito lento? eu POSSO misturar a semente da chia com a linhaça? Aguardo resposta. Muitos beijos e obrigada por sua orientação.

  26. DEISE GONSALES diz:

    posso consumir a chia com yogurte natural?

  27. DIANA PAULA diz:

    Oi Carol, amei seu blog, muito interessante e informativo. Costumo consumir pela manhã um mix q faço usando meia polpa de fruta, 1 colher (sopa) chia hidratada, 1 colher (sopa) linhaça hidratada, 1 colher (sopa) aveia em flocos, suco de meio limão e um pedaço de gengibre bato tudo no liquidificador e tomo. Faço isso por pensar q posso emagrecer. Está correto?

  28. marcio tresoldi gomes diz:

    queria saber se consumir a chia seca com um copo de agua perdi o resultado? Eu sei q o ideal é hidrayer antes mais as vezes eu mi esqueço e tomo seca

  29. Renata Vilela diz:

    Oi Carol tudo bem?
    Adoro o blog.

    Eu faço a chia hidratada do modo que vc falou. 1colher de sopa de chia para 1/2 xicara de água. Faço a noite para tomar no dia seguinte, mas eu não tomo toda a “gosma” de uma só vez. Tomo ela em 2 dias. Um colher de sopa de gel de manhã e uma a noite. Tem problema tomar em 2 dias? Ah deixo ela num frasco fechado na geladeira.
    Bjs

  30. Luciene Queiroz diz:

    Bom Dia! Carol
    Ameiiii o seu blog, você esta de parabéns…sobre a semente de chia vou começar a toma-la hj, gostaria de saber se tem alguma restrição em tomar a noite tb, pq faço academia a noite; pensei em toma com Yorgut antes de ir para academia e pela manha no suco. O que vc me aconselha! obrigada e um otimo dia.

  31. Talitha diz:

    Oi Carol adorei a sua dica sobre a semente de chia, eu não conhecia…
    Eu tenho uma duvida acho que vc pode me ajudar… Tomar chá verde, chá vermelho e chá 30 ervas todos juntos faz mal?

    Obs: Eu tomo chá 30 ervas antes das refeições todos os dias, chá vermelho depois das refeições e chá verde uma fez por semana.

  32. Marga diz:

    Olá Carol,
    Tenho uma pergunta: pode-se tomar a chia seguidamente ou dar uma parada, por exemplo de 15 dias e depois voltar a ingeri-la?
    Me informaram que é bom dar um intervalo. Fiquei na duvida :(
    Pode me responder por e-mail tamb?
    Obrigada.
    Marga

  33. vanessa diz:

    Bom Dia!
    Qual o jeito certo de consumir a Chia, é duas vezes por dia ou uma vez só por dia?E quanto tempo posso ficar usando a Chia?Bjs

  34. Gilberto diz:

    Boa tarde!
    Você está de parabéns pelo site!
    Gostaria de saber se essa quantidade de 1 colher de sopa é individual ou se for ser ingerida a gosma no suco, tem que ser 2 colheres no caso de duas pessoas tomarem o suco?

  35. Gilberto diz:

    Boa tarde!
    Em primeiro lugar meus parabéns. gostaria de saber se essa medida de uma colher de sopa de chia é para uma pessoa ou posso dividir o suco com duas pessoas ou acrescento mais uma colher!

  36. Laiane Silva diz:

    Oii eu já usei a semente de chia , mais eu colocava uma colher dela na boca e depois tomava a aguá esta errado ???

  37. Letícia diz:

    Oi Carol, moro no Rio de Janeiro, conheci seu blog acidentalmente e adorei!!! O que mais gostei é que sou de Goiania também e fiquei super orgulhosa pelo seu trabalho!! hehehe Continue assim, é incrivel! Se meus planos derem certo, mudarei de rumo e seguirei a gastronomia! Saiba que voce é uma das minhas inspirações! Enfim, nao sou muito de mandar mensagens, mas voce merece! Beijos

  38. Luciane diz:

    Olá…comecei a usar a semente de chia hj, mas queria saber se posso continuar usando pq ja tive pedras no rins. Tem algum problema?Bjos

Deixe uma resposta


Política de Privacidade 2013 - Todos os direitos reservados © Fale com a nutricionista por Carol Morais