Fale com a Nutricionista

|||

pra-que-serve.gergelim

Algum tempo atrás eu estava na cozinha, torrando um tantão de gergelim, quando pensei no quanto essa sementinha é rica, versátil e saborosa.

Uma das melhores fontes de cálcio, ele é riquíssimo em gorduras do bem, que ajudam a produção de hormônios e moléculas antiinflamatórias. Entre essas gordurinhas, temos a lecitina, que dá uma baita ajuda ao nosso sistema nervoso. Este que, recentemente, anda mesmo muito nervoso porque não temos nos alimentado direitinho e mal consegue garantir umas sinapses.

Essa sementinha linda, cheirosa e saborosa ainda tem vitamina E (super antioxidante, se joga!) e metionina, um aminoácido essencial que não conseguimos produzir. Este aminoácido ajuda o fígado a transformar algumas toxinas, como o álcool. Alô, galera do chopinho!

Ainda tem muita coisa mesmo no gergelim: ferro, magnésio (nosso mineral mestre que participa de praticamente todas as reações bioquímicas e que consumimos tão pouco), fósforo, cobre e cromo. Acha que acabou? É uma fonte de mucilagem, um tipo de fibra que ajuda o intestino a funcionar feliz da vida.

Torrei,  coloquei em um pote e vou usando, na salada, no suco, nas frutas. Dá ainda pra deixar no saleiro um pouquinho de gersal (gergelim misturadinho com sal), que fica delicioso para temperar qualquer coisa. E aí, já providenciou seu gergelim?

Beijinhos,
Carol!

 

44 Comentários

  1. F. disse:

    Amo gergelim!!!!
    Tenho até que me segurar senão como além da conta e da cota… Hehehe…
    Esses torradinhos são os melhores!
    E o Tahine! Bom demais!
    Carol, existe alguma perda de nutrientes quando o gergelim é torrado/assado? Qual a melhor forma de consumir? Torrado ou ao natural? O torradinho na salada fica tão mais gostoso do que sem torrar…

  2. Teresa Agrello disse:

    Olá Carol, cheguei aqui através do blog Nutrição Holística e fiquei muito feliz com o que encontrei… estou me reeducando e vou introduzir o gergelim nas minhas refeições… obrigada e até breve… por que eu voltarei mais vezes.

  3. Aline disse:

    Olá!
    Que legal o teu site!
    Eu também coloco o gergelim na salada, mas nunca torrei… (é melhor torrar, ou não faz diferença?).

    Beijinhos e sucesso!
    Aline.

  4. Caroline disse:

    Olá Carol!
    Conheci seu blog agora pelo FB da Beleza Orgânica, bem bacana as dicas, parabéns!
    Eu uso o gergelim nas saladas, mas torrado nunca fiz, só comprei rsrs … gostaria de saber como você torra o gergelim?
    Obrigada,
    Caroline

  5. Andrea disse:

    Oi Carol, já tinha procurado esse gersal p comprar e não encontrei. É só misturar no sal comum mesmo? Bjs e obrigada.

  6. Kelly disse:

    Qual a maneira correta de tosta-lo: na frigideira ou no forno mesmo? Por quanto tempo?
    Obrigada

  7. lori Ap Souza disse:

    Carol por gentileza gostaria de saber como conservar o cha de gergelim, na geladeira ou fora da geladeira. Beijinhos.

  8. dila disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se uma pessoa na menopausa que come 1c/sopa de gergelim com iogurte Grego, 8 amêndoas ou 3 castanhas do Pará, 3 damascos por dia, verduras, legumes, cereais integral e não come carne, peixe uma x por semana, e frutas, ta com o suprimento de calcio adequado?

    Desde já obrigada, seu blogue é muito bom, parabéns!

  9. Marilia disse:

    OLÁ CAROL
    TENHO 45 ANOS, ESTOU COM PLAQUETOPENIA E NO ULTIMO EXAME FORAM CONTADAS EM 36.500 PLAQUETAS . ESTOU APOSTANDO EM TUDO PRICIPALMENTE NA ALIMENTACAO E GOSTO MUITO DE GERGELIM. POSSO USA – LO, VISTO QUE ELE PRODUZ MOLECULAS ANTIINFLAMTORIAS, E NÃO POSSO USAR ANTIINFLAMATORIOS? OU UMA COISA NÃO TEM NADA A VER COM A OUTRA? OBS TAMBÉM SOU CELÍACA .
    TE DESEJO AINDA MAIS S S S – SAÚDE SUCESSO SABEDORIA -
    ABRAÇOS – MARILIA

  10. Irene Materna disse:

    OI Carol poderia me indicar algo caseiro para baixar a pressão arterial em caráter de emergência? obrigada ; bjos.

  11. Edenilza disse:

    Comecei usar o Gerlelim por curiosidade. Quando tinha 13 anos observava e ouvia os adultos fazendo remédio com o gergelim para tratar pessoas que tinham apanhado derrame cerebral, então isso ficou marcado e agora com 58 anos de idade comecei usar por influência de uma amiga que pesquisa dietas saudáveis na internet, aí seguindo -a, encontrei a dieta com o gergelim e passei usar junto com a linhaça. Passei a divulgar as receitas. Pergunto? uma colher de sopa corresponde a quantos gramas de gergelim? Observo também que a cultura do brasileiro é curativa e, não preventiva, se temos nas sementes essa possibilidade através da alimentação saudável viver melhor, alimentar – se bem e ainda saciar a fome com saúde, sem contra indicação, por que não? essa é a divulgação q estou fazendo desde então, quem for inteligente cuide da saúde antes de adoecer. nutrir bem as células de cada órgão que aí tudo funcionãrá e seremos felizes…. tudo de bom, vocE q ainda não experimentou comece . depois me diga.

  12. Marisa disse:

    Oi Carol! Quero começar a fazer uso da gergelim, estou com 45 anos e estou na fazer da menopausa, eu faço uso do ISOFLAVONA – 300 mg ao dia, e gostaria de saber se o gergelim emagrece mesmo e se pode melhorar as causas da menopausa

  13. Junia Oliveira disse:

    Oi Carol!
    So para dizer que amo as suas dicas!
    Voce e demais!!!
    Obrigada.

  14. Cacilda Dall'Oca disse:

    Carol, olá!
    Amo suas dicas e sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos com seus leitores.
    Você tem um dica de alimento que tem ácido fólico?
    Beijo,
    Cacilda

  15. Jéssica Maluf disse:

    Adoro gergelim, como com tudo! Misturei o preto e o branco e uso juntos, mas eu não torro. Qual a diferença, somente no sabor ou na funcionalidade?
    Beijos e obrigada pelos posts maravilhosos!

  16. Ma disse:

    Carol, off topic: o que vc acha de oleo de amendoim? Tem no pao de acucar, embalagem tipo a do oleo de soja…

    Bj e parabéns pelo trabalho!!

  17. Valeria Torres disse:

    Olá Carol, posso consumir o gergelim in natura? Sem torrar? Ou devo torrar e triturar, fazendo uma farinha?
    Bjs, poderia me respoder tbm por e-mail?

  18. fatima souza disse:

    Já usei o gergelim torrado e triturado no liquidificador, ficando na forma de pó junto com o doce de mocotó. É um baita fortificante. Principalmente quando se estar trabalhando muito, mentalmente.

  19. Adriana disse:

    GOSTEI MUITO EM SABER DO GEGERLIM ESTOU TENTANDO OBTER PELO UMA SAUDE MELHOR

  20. kelin disse:

    Carol. Adoreeeei a dica! O gergelim é realmente Maravilhoso.
    tenho uma duvida: ” Posso torrar o gergelim branco e o preto tbm?” Beijos

  21. marta maria chiquetto disse:

    Bom dia Carol. Preparo gersal sempre e como diariamente. Geralmente compro com casca, por causa da fibra. Estou certa? só que outro dia o próprio vendedor me disse que não é bom torrar pq a gordura se torna saturada pelo calor…Achei mto estranho. Vc tem alguma informação sobre isso? Obrigada!

  22. Priscila disse:

    Oi Carol, não sabia que podia usar torrado não, minha nutricionista passou para comer gergelim junto com almoço.. Mais ele sem torrar tbem tem o mesmo efeito ?
    obrigada

Deixe uma resposta


Política de Privacidade 2013 - Todos os direitos reservados © Fale com a nutricionista por Carol Morais