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whey protein

Whey protein virou moda. Além do tradidicional shake, estão usando para salpicar em cima da panqueca (feita de whey, claro), para fazer bolo (com cobertura, feita do mesmo ingrediente obviamente. As medidas, aliás, agora são de scoop e não de xícaras. Lamentável, diga-se), para dar sabor (oi?) ao omelete de claras e até para fazer brigadeiro. E, claro, muita gente pergunta o que penso disso. Então, vamos lá, neah?

O que é whey protein?

Em primeiríssimo lugar, whey não é comida (e sou da turma do #comacomida). É uma suplementação e, por isso, deve ser prescrita como tal e utilizada com cautela. Mas vamos primeiro entender o que é isso. O whey é a proteína do soro do leite da vaca, contendo aminoácios essenciais e não essenciais, como a leucina.

Agora “pego emprestado” trecho de belo post (o link completo está aqui, ó) do meu amigo e eterno ex–sócio Frederico Lobo, médico ortomolecular. “Existem estudos mostrando que algumas células cancerígenas possuem receptores ricos em leucina. Logo se você fornece muita Leucina, teoricamente poderia aumentar as chances do tumor criar metástases”. Mas esse é apenas um dos pontos que gostaria de considerar.

Outro fator interessante, ainda citando Frederico é que o whey te faz “crescer” justamente porquê estimula mTOR. “Ela consiste em uma proteína quinase que apresenta forte indução de fosforilação e síntese proteica. Porém ela pode também induzir a proliferação de células cancerígenas, além de ocasionar aumento de uma condição chamada resistência insulínica, que seria na verdade o estágio inicial do diabetes mellitus tipo 2”.

Concordo com ele e questiono o mesmo: se temos fontes não-sintéticas, por que indiscriminadamente whey protein? Não estou aqui para questionar os resultados estéticos, mas as consequências a médio e longo prazo de substâncias consumidas unicamente com essa finalidade. Será que isso é tão importante a ponto de colocar sua saúde em possível risco? (pois esse que citei usando Frederico como fonte é apenas um desses).

Aproveito e volto a falar aqui do #projetoveraopravidatoda. O que você quer para o seu futuro? Um percentual de gordura mínimo? Um corpo esculpido à base de substâncias que ninguém sabe com segurança as consequências em alguns anos? Ou você quer ter joelhos e pernas fortes que te levem aos lugares prediletos para encontrar quem ama? Eu sou dessa turma e te convido para vir comigo. Essa viagem é uma delícia. Eu garanto.

Beijinhos,
Carol!

49 Comentários

  1. renata diz:

    Carol, incrível!!!!!

    Parabénsssss…

    Você poderia dar dicas de pós treinos ”do bem” ??

    Bjooooo

  2. Ana Carolina diz:

    Adorei o post!
    Tb iria adorar dicas de pós treino saudáveis!

  3. Mariana Dowsley diz:

    Show Carol! Tenho muito medo desses suplementos…o pessoal abusa mesmo. Prefiro comer batata doce hehe

  4. Carol eu sou muito sua fã!

  5. Maiara diz:

    Adorei o post! Gostaria de saber sua opinião sobre o colágeno hidrolisado. Ele está na mesma linha de produtos do mal, como o whey?

    Beijos

  6. Bianca diz:

    Também adorei o post Carol! Era tudo que eu sempre quis saber! beijos

  7. Eduardo diz:

    Ótimo comentários.

    Tenho um colega que durante muitos anos usou de forma aleatória suplementos e combinado com um estilo de vida desequilibrado, comprometeu os rins.
    Resultado teve que receber um transplante de rins aos 34 anos isso mesmo! 34 anos…

    Sou do grupo que vai de encontro a pessoa amada de forma equilibrada.

    Sou nutricionista também.

    Parabéns pelos dizeres!

  8. SAMUEL diz:

    MTO LEGAL O POST. SOU ENFERMEIRO E FAÇO PÓS GRAD. E EM UMA AULA DE DISTÚRBIOS HIDROELETROLITICOS O PROFESSOR FALOU MTO SOBRE OS EFEITOS ADVERSOS DO WHEY NA FUNCIONALIDADE DOS RINS ETC E TAL…ENTÃO VC ABOMINA ESTE SUPLEMENTO COMO QQ OUTRO? QUAL FONTE DE ALIMENTAÇÃO DARIA UM RESULTADO PARA O AUMENTO DA MASSA MUSCULAR ASSOCIADA AO EXERCÍCIO FÍSICO?

    ABRAÇO

  9. Maria diz:

    Muito obrigada pelo artigo! Sou novata no instagram e vejo tanta gente se alimentando de whey, uma infinidade de receitas e fotos maravilhosas, que estava me sentindo “excluída”. Não gosto de shakes e o tal whey me aprece ser um pó pra shake, não gosto muito de doces tb.
    Tenho 45 anos e desde os 18 sou adepta da alimentação mais natural que consigo ter…. Minha especialidade é a cozinha indiana e fui ovo-lacto-vegetariana por 20 anos, voltei a comer frango e peixe há alguns anos. Recentemente descobri intolerância ao glúten e à lactose. Uma revolução pra quem sempre abusou do trigo integral e laticínios.
    Em compensação, estou descobrindo um universo alimentar realmente fantástico. Já virei especialista em fazer pão sem glúten e outras delícias antes inimagináveis!
    Em 1 mês sem glúten e sem lactose (mas compro uma linha de queijo sem lactose) eliminei 6 kg !!! Ainda faltam 8 kg pra voltar pro peso ideal, perdido após uso de corticoides, mas isso é outra história.
    Resumo da ópera: estou satisfeita com a descoberta de novas possibilidades na cozinha, muito mais saudáveis e bem mais baratas, o mais natural possível. Whey é proteína, mas já como ovos (com moderação), frango, peixe, queijo (lac free, com moderação em um ou outro prato), leite vegetal, verduras, frutas. Acho que estou no caminho certo, quanto mais próxima da natureza melhor!
    Após este artigo, não vou mais me sentir “excluída” por não usar whey, mas sentirei pena de quem se vale de produtos artificiais CARÍSSIMOS, quando a natureza nos oferece tanta coisa maravilhosa, por um custo infinitamente menor.
    @mariazezesa
    Maria José Sá

    • Que história linda. Também sou adepta de quanto mais próximo da natureza, melhor. Se tá estragado, a gente vê e joga fora. Já com os produtos industrializados, neah?
      Não se sinta excluída mas feliz! Tamos juntas!
      Beijinhos.

  10. Patrícia Simões diz:

    Também adorei o texto! Parabéns!

  11. Oi Carol, não conhecia seu blog, mas um amigo me passou o link, pois sempre comentamos sobre outros amigos que tomam whey e estão neuróticos, complexados e acredite, bobos depois do excesso de whey.. E tenho que confessar que fiquei pasma com o efeito do whey no organismo, eu não imagina que era tanto assim.. Adorei o post, parabéns pelo blog.

    Beijos, Bruna – também blogueira, rs
    http://www.brunapegoraro.com.br

  12. Carol diz:

    Carol…. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho e também pelo como como vc enxerga a vida!!!!! O mundo precisa de pessoas como vc!

  13. Gabi albuquerque diz:

    Adorei!! Falo muito isso e o pior, tem muita nutri receitando esse danado a torto e a direito. Consegui achar uma no Recife, mas com muita dificuldade. Você falou dela outro dia aqui, a Virginia. Queria sugerir post sobre intolerância a lactose, descobri recentemente e ainda estou meio perdida. Obrigada e parabéns pelo trabalho.

    Bjos

  14. Luciana Prudente diz:

    Excelente! :))

  15. Letícia Blazi diz:

    Como sempre: informativo, essencial e de deliciosa leitura!
    Obrigada Carol por sempre acrescentar relevantes e maravilhosas informações ;)
    Beijos!

  16. Yula Naves diz:

    Disse tudo Carol!!! Sou Nutricionista Esportiva e nunca tomei suplementos, e ja fiz dieta e treinos tanto para hipertrofia quanto para definição muscular sem suplementos e com bons resultados, mas claro com muita disciplina em ambos. Recebo muitos pacientes que ja entram no consultório levando vários suplementos que ja comprou e quer tomar, muitos desnecessários, nossa função é conscientiza-los que suplemento não é o resultado e sim a alimentação, eles podem apenas potencializar o resultado, coisa que prefiro o resultado natural do próprio corpo. Mas é aquele velho problema do ser humano em querer resultado fácil e rápido. Adorei seu post! Tenho você e a Aricia Mota como referencia, sou fã do trabalho de vocês, obrigada em compartilhar seu conhecimento. Beijos da sua colega de profissão. Yula Naves

  17. Isabella Cristina Lima de Carvalho diz:

    Bom dia Carol. Adorei o post. Sou nutricionista e vejo milhares de pessoas tomando whey de forma descontrolada e sem nenhum tipo de orientação a não ser a que é dada nas lojas de suplementos, e no geral, são pessoas iniciantes na musculação e que querem resultados mais rápidos. Também vejo pessoas muito bonitas esteticamente que realmente colocam váárias receitas e em todas utilizam whey e a cada vez que vejo isso, eu me pergunto: cara, pra que? qual necessidade?. Aliás, já vi isso por parte de profissionais renomados com carreira consolidada e super procurados em seu consultórios para atendimento. Enfim, cheguei a conclusão que cada pessoa segue o que acha certo pra si próprio e não cabe a mim, mesmo como profissional de saúde, criticar qualquer conduta que venha de outro colega da profissão. De qualquer forma, eu sou super adepta ao estilo de vida que você dissemina para as outras pessoas e acho muito legal você conseguir atingir tantas pessoas! Continue com este trabalho maravilhoso e ajude a mostrar o tanto que podemos ajudar os outros com a nossa profissão e os nossos conhecimentos. beijo

  18. Ola Carol, parabéns pelo projeto verão para vida toda. Excelente sua iniciativa!!! Tenho acompanhado alguns de seus artigos e assim como você, sou um amante da alimentação saudável e de qualidade. Não consumo Whey, porém muitos consomem hoje em dia. Sempre me perguntam se é saudável e qual devem tomar.

    Bom! com base no que voce escreveu, gostaria de saber qual sua opnião sobre o artigo do Dr. Mercola sobre esse assunto. Se que ele vende o produto, mas as considerações sobre qual Whey escolher na hora de comprar são bem interessantes. http://proteinpowder.mercola.com/Miracle-Whey-Protein.html

    Leia este também: http://www.naturalnews.com/033476_why_protein_superfood.html

    Já Jon Baron, recomenda uma mistura de proteina de ervilha e arroz com o melhor suplemento proteico. http://www.jonbarron.org/article/protein-supplementation-part-3-problems-protein

    Estou aqui compartilhando informação para discussão.

    Abracos e Parabéns mais uma vez pelo projeto

  19. Ola. EU nao concordo com o texto. O uso deo Whey Protein para aumentar o aporte proteico das preparações está crecendo sim e reduzindo muito o consumo dos carboidratos. Quando a colega relata que a leucina pode aumentar a proliferação de células cancerígenas há á consenso na literatura especializada a respeito. Dizer que Whey Protein causa cances é como estabelecer conexao entre leite materno e cancer, afinal, 20% do leite é composto por proteinas do soro do leite. Infelizmente as pessoas ainda acreditam que os suplementos fazem mal a saude. Acredito SIM, que uma alimentação equilibrada entre BONS alimentos e suplementos, aliada SEMPRE ao exercicio físico ainda é a melhor combinaçao para alcançarmos a saude plena.

  20. Manuella diz:

    Oi Carol!

    Parabens pelo post! bastante esclarecedorr
    Concordo com a sua ideia de comer comida!
    Mas tenho uma duvida! voce explicou que o whey faz mal se usado em excesso, sem cautela. Certo?
    Mas e se for usado em poucas quantidades? por exemplo, em torno de 15 gramas por dia, 4 ou 5 vezes na semana. tambem pode ser prejudicial?
    pq as vezes ele é muitoo pratico, e ajuda!
    e tem alguma marca que voce indique?

    bjs, obrigada e parabens pelo trabalho!!!

  21. Thiago diz:

    Aqui diz que a whey hidrolisada pode combater o diabetes:

    http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=proteinas-soro-leite&id=9098&nl=sit

    Parece um tema controverso como muitos relacionados a nutrição…
    De qualquer forma, concordo que não há necessidade nenhuma de suplementar com whey.

  22. Oi Carol! Foi um prazer encontrar seu site. Estou meio que desesperada por encontrar alguém que me fale sobre as necessidades nutricionais e tiroidite de hashimoto. Falam muito sobre o Hipo e o Hipertireoidismo, mas o hashimoto, nem se sabe muito. Tenho dúvidas sobre as folhas verdes (variação das couves), da ingestão do glúten, se devo ou não incluir mais iodo na alimentação. Estou meio que perdida. Tento seguir uma alimentação mais natural possível mas esta ficando difícil em saber que alimentos são mais indicados para meu caso. E agora descobri que sou intolerante a lactose também. Fui em várias nutricionistas, mas a maioria sabe menos que eu sobre a alimentação e o hashimoto. Já me mandaram tomar alga kelpe, clorella, suco verde, etc. SOCORRO….BJS.

  23. Isabela Prado diz:

    Carol, parabéns pelo post. Eu gostei demais e até compartilhei. Também sou nutricionista e estou cada dia mais preocupada com essa utilização indiscriminada de whey protein. Porque não basta a proteína que consumimos através dos alimentos de verdade e até que ponto vale à pena esse culto ao corpo perfeito, com mínimo percentual de gordura (o que não é saudável)? Realmente, eu acho que os valores estão muito deturpados e as pessoas estão perdendo a noção… Só espero que com isso a saúde não se vá também. Parabéns mais uma vez, eu adoro o seu blog e estou ansiosíssima por um curso seu em Cuiabá. Beijos!

  24. Robson diz:

    Olá Carol !

    Lembro quando era adolescente 18 a 20 anos de idade comecei a fazer musculação em uma academia, alguns amigos tomavam esses suplementos (proteínas de soro de leite ou clara de ovo, massas e aminoácidos, cheikes, ou algo dessas porcarias industrializadas), eu sempre tive receio de consumir esse tipo de suplemento e portanto não tomava. Minha alimentação foi sempre a tradicional, arroz, feijão, carne, bastante legumes, frutas e verduras, muito suco natural, muita agua, e o mínimo de gordura e açúcares. Meus amigos na época ficaram até esbelto e cheios de gatinhas dando mole rsrs, mas hoje não é bem assim; hoje tenho 40 anos e meu corpo não mudou muito de quando eu era mais jovem, pratico esportes tipo ciclismo três vezes na semana, natação uma vez na semana, musculação leve três vezes na semana , e cervejinha uma vez na semana rsrsr, (acho ridículo e triste aqueles jovens pegando muito peso na academia, pois para mim quem nasceu para pegar peso foi burro de carga). Há voltando a meus amigos que tomavam suplementos, hoje estão gordos cheio de pelancas, não fazem nada, são infelizes e divorciados, (acredito que a principal causa da separação é o mau desenvolvimento sexual efeito causado pelos tais suplementos), e o mais triste um dos meus amigos morreu recentemente com complicações renais,( pedras enormes nos rins), médicos que o acompanharam disseram que é possível que tenha sido efeitos colaterais desses suplementos que ele consumiu quando jovem, ficamos muito triste pois ele era uma pessoa muito querida. Enfim para mim e pelo pouco de conhecimento que tenho sei exatamente que esses tipo de suplemento não é legal para saúde. Quero deixar um aviso para esses jovens que querem embarcar nesse tipo de insumo para conseguir resultados rápidos, “a vida não é só o hoje, a medida em que envelhecemos nossa maturidade melhora e aprendemos a curtir muito mais do que jovens, ver as coisas de outra forma, uma forma mais clara do realmente as coisas funcionam, e nada melhor do que estar com a saúde forte para curtir isso. valeu !

  25. Carol, boa noite!
    adorei a matéria, tenho um blog que estou iniciando, que fala sobre a mudança de maus hábitos e reeducação alimentar, já que estou nesse processo de perda de peso. Queria saber se vc me autoriza a postar seu assunto sobre o Whey, dando os créditos a vc, claro! fico no aguardo!
    beijos

  26. Priscila diz:

    Oi Carol tudo bem?Olha so gostaria de tiar uma duvida com voce…recentemente parei de comer carnes…consumo pouquissimo leite e apenas pequena quantidade de queijo….nao todos os dias…comecei a notar um pouco de flacidez e perda de massa musuclar….faco apenas pilates e yoga…pela mudanca na dieta, consultei uma nutricionista, que me passou um tipo de whey hidrolisado…o nome e XF7…gostaria de saber sua opiniao sobre esse tipo de suplementacao…acha que prejudicara minha saude?nao seria necessario eu suplementar com algum tipo de proteina ja que nao consumo a quantidade necessaria??
    Grata, aguardo resposta!
    beijos

  27. Thiago Escobar diz:

    Carol , boa tarde !

    Gostei muito do post , comecei a malhar esses dias , pratico de 2 a 3 vezes de natação na semana , e malho pelo menos 3 vezes , alguns amigos estavam me falando sobre o whey , por um momento me interessei , porém conversei com uma amiga nutricionista , e ela me disse a mesma coisa que você , porém quero ganhar uma massa muscular , porém com saúde , voce teria alguns alimentos para me indicar , para que eu possa ganhar minha massa naturalmente ?

    Muito Obrigado

  28. Lucineide Braga de França diz:

    Oi Carol tudo bem tenho uma filha de 18 anos ela gosta de malhar e faz uso do BCAA e Creatina,fico muito preocupada com esses produtos industrializados que eu não confio, você acha que pode fazer mal pra minha filha?te agradeço pela atenção.

  29. Junior Costa diz:

    Leiam este artigo e talvez possam se informar direito sobre os reais efeitos da proteina do soro do leite. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732006000400007&script=sci_arttext

  30. Emanuely diz:

    Bom dia Carol.

    Malho a 4 meses e comecei a fazer o uso de suplementos, no momento tomo Whey Protein e Aminoácido e meu professor de academia pretende acrescentar Creatina no início de Março. Tenho 19 anos e quando pequena fiz uma cirurgia renal, tirando mais da metade do meu rim direito, com isso houve um crescimento no rim esquerdo e não tive mais problemas renais, porém fiquei com um pé atrás em relação ao uso dos suplementos. Acredito que você possa me auxiliar, informando se posso continuar com o uso, se existe algo que eu possa usar junto com os suplementos que diminua os danos ao rim ou uma dosagem que não seja prejudicial.

    Se possível, gostaria que me retornasse por e-mail, pois procurei em vários lugares e não encontrei resposta satisfatória. Agradeço desde já pela atenção.

    Atenciosamente, Emanuely Hevita.

    • Olá, Emanuely Hevita, mas por uma questão de ética profissional, jamais poderia te dar este tipo de orientação pela internet. A única coisa que posso lhe indicar é que faça uma consulta com um nutricionista. Boa sorte e bjs

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